Centenário da Criação do Concelho do Bombarral

Regresso a 18 de março de 1914

03-04-2014
Regresso a 18 de março de 1914
Tiveram início na passada sexta-feira, dia 28 de março de 2014, as comemorações do Centenário da Criação do Concelho do Bombarral.

A primeira atividade do programa comemorativo desta efeméride recordou o momento em que os bombarralenses exultaram de alegria, com a chegada da notícia de que o Congresso da República tinha finalmente aprovado a criação do seu concelho.

Num primeiro momento, quem marcou presença no Teatro Eduardo Brazão e lamentavelmente não foram muitos os que o fizeram, teve oportunidade de assistir à reconstituição da sessão parlamentar que aprovou, após acesa discussão, o projecto de lei que instituiu a constituição do concelho do Bombarral.

A notícia chegou pouco tempo depois ao Bombarral, através de um telegrama enviado para a estação local, cuja funcionária, conforme fora combinado, logo se apressou a gritar: “Ó Evandro, toca o bombo!”

Nesse momento, a reconstituição prosseguiu com a entrada em cena do bombarralense Evandro Freire, executante de bombo na banda de música local, a quem coube anunciar a boa nova aos conterrâneos, que logo se juntaram à celebração.

De regresso a Lisboa, a representação continuou no gabinete do então presidente da República, Manuel de Arriaga, onde este se reuniu com Bernardino Machado, Presidente do Ministério, com vista a promulgação daquela que já era a lei da fundação do concelho do Bombarral.

Nesta reunião ficcionada, os protagonistas deram-nos a conhecer os momentos mais relevantes que contribuíram para que, há 100 anos atrás, as paróquias de Bombarral, Carvalhal e Roliça deixassem de pertencer ao concelho de Óbidos.

A representação destas reposições cénicas esteve a cargo do Grupo de Teatro Amador “Os Lendários”, da Delgada, e do grupo de teatro dos “Universitários 50+”, do Bombarral.

No final e ladeado por Manuel Patuleia, membro da Comissão do Centenário a quem coube fazer o enquadramento histórico das representações, o presidente da Câmara Municipal do Bombarral, José Manuel Vieira, dirigiu algumas palavras aos presentes, no sentido de felicitar os atores e as respectivas encenadoras, Conceição Brazão Correia e Maria Lalande Ferreira, pelo excelente trabalho apresentado, convidando por outro lado os bombarralenses a associarem-se às comemorações dos 100 anos do seu concelho.