As novas obras de Delmar Domingos de Carvalho foram apresentadas na Feira do Livro do Bombarral

Coleção “Cavalo de Pégaso” conta com mais três volumes

14-06-2017
Coleção “Cavalo de Pégaso” conta com mais três volumes
Delmar Domingo de Carvalho apresentou, no passado dia 9 de junho de 2017, mais três dos 23 volumes que compõe a coleção “Cavalo de Pégaso”.

Intitulados "Cristo e Castidade", "Deus e Discernimento", "Educação e Esperança", os novos volumes foram apresentados no âmbito da XI Feira do Livro do Bombarral, que está a decorrer na Praça do Município até dia 24 de junho, tendo a sessão decorrido na galeria de exposições temporárias do Museu Municipal.

Este momento cultural foi ainda abrilhantado pelo quarteto Bombasine Boulevard, banda de soft & smoth jazz constituída por Mário Nunes (fliscorne e voz), Tiago Fernandes (guitarra), João Rodrigues (contrabaixo) e João Mil-Homens (bateria).

A apresentação do autor esteve a cargo de Rosa Guerra, vereadora da Câmara Municipal do Bombarral, que começou por fazer um breve resumo do vasto currículo de Delmar Domingos de Carvalho.

Sobre as obras, a autarca referiu que nelas encontramos “pensamentos, considerações, meditações e opiniões com muita prudência e sensatez, que deixa o leitor refletir e formar a sua própria opinião”.

São obras que “produzem em nós um impacto forte, de conhecimento da condição humana e que nos oferece um refúgio”, demonstrando que “todos nós temos a capacidade natural para mudar e crescer”.

“Após a leitura destes cinco volumes, continuo a acreditar que possamos lidar melhor connosco e com os outros, se mergulharmos na voz interior positiva, uma voz que vem da alma, do coração, do íntimo e que é capaz de gerar o nosso equilibro que tem na sua base a presença do amor”, acrescentou.

Os livros de Delmar Domingos de Carvalho, segundo afirmou a autarca, destacam-se “pela sensibilidade e frontalidade mas também pela lisura e generosidade, sendo sem dúvida um grande testemunho para todos nós”.

Por fim, dirigindo-se ao autor, Rosa Guerra afirmou tratar-se de “um ser humano extraordinário”, com uma “grande elevação intelectual”. “É um orgulho para todos nós, para o nosso concelho e para o nosso país”, concluiu.

Por sua vez, Delmar Domingos de Carvalho começou por explicar os motivos que o levaram a conceber a coleção “Cavalo de Pégaso”, figura mítica que simboliza a vitória do espírito sobre a matéria.

Como frisou, trata-se de uma constelação situada em aquário, o signo da fraternidade, da liberdade, da criação epigenésica, do universalismo, dos ideais progressistas, dos sentimentos humanitários, da união dos povos, das novas ciências e descobertas.

O autor justificou ainda a escolha das Edições Grafilipe para a publicação desta coleção, defendendo ser importante esta descentralização para dar mais vida, em termos culturais, às regiões do interior.

Autor de mais de meia centena de obras e grande defensor da lusofonia e da língua portuguesa, Delmar Domingos de Carvalho aproveitou para sublinhar que “todos nós temos o dever de promover a nossa língua através das mais diversas formas de arte”.

Na sua apresentação, o escritor fez a análise a algumas passagens das três obras apresentadas e declamou um poema do livro "Educação e Esperança", intitulado “Uma criança pequenina”, no qual defende uma formação pela positiva, sem o recurso sistemático ao “não”.

Por fim, Delmar Domingos de Carvalho dirigiu alguns agradecimentos, em especial aos Bombasine Boulevard, desejando que possam continuar o seu percurso musical “para bem de todos nós”.

Alice Lázaro apresenta "Napoleão Andou Por Aí"

No âmbito da XI Feira do Livro do Bombarral, estão agendadas mais algumas apresentações, como é o caso do livro "Napoleão Andou Por Aí", da autoria de Alice Lázaro, que vai ser apresentado esta quarta-feira, dia 14 de junho, pelas 21:30 horas, no Museu Municipal.

Já na próxima sexta-feira, dia 16 de junho, pelas 21:30 horas, terá lugar, no Museu Municipal, a apresentação da obra intitulada "Francisco Caldeira de Castelo Branco Pará", de Miguel Gorjão Henriques da Cunha.

Para dia 24 de junho, sábado, está agendada a apresentação do livro "Mar de Palavras", da autoria de Manuel A. Rodrigues. A sessão vai ter lugar pelas 16 horas, no Auditório Municipal, e conta com a participação de fadistas, dos Jograis da Associação Portuguesa de Poetas e do cantor Luis Lopes.

Quanto à Feira do Livro, esta irá decorrer até dia 24 de junho, no seguinte horário: segunda a quinta-feira, das 10 às 20 horas e sexta a domingo, das 10 às 23 horas.