> Sondagem
De momento não existem sondagens activas.
Ver Sondagens Anteriores
Detalhe da Notícia
Exposição de pintura e de joalharia em estanho
No Museu Municipal do Bombarral de 20 de Março a 11 de Abril
O Museu Municipal do Bombarral acolhe, de 20 de Março a 11 de Abril, a exposição colectiva de pintura e de joalharia em estanho denominada “Atilismo”, da autoria de Joaquim Gonçalves Pires e Maria Odete Manteigas.

A inauguração está agendada para as 17 horas do dia 20 e contará com a actuação do grupo coral do Clube Millenium BCP.
 
Natural da cidade da Guarda, onde nasceu em 1931, Joaquim Gonçalves Pires classifica-se com “um grande apaixonado” pelas artes, embora tenha começado a dedicar-se à pintura apenas com a passagem à reforma no final da sua carreira militar. A sua formação artística foi feita no Sindicato dos Bancários, onde frequentou durante dois anos um curso de Técnicas de Pintura.
 
Inicialmente pintava apenas para ocupar os tempos livres, tendo começado a dedicar-se mais activamente à pintura no ano de 2002. Actualmente, o pintor dispõe de um acervo de cerca de 70 obras, das quais 24 farão parte da exposição que estará patente no Museu Municipal do Bombarral.
 
Joaquim Gonçalves Pires expôs os seus trabalhos pela primeira vez em 2008, tendo a mostra decorrido na Sala de Exposições do CASO/Instituto de Acção Social das Forças Armadas.
 
Em 2009 expôs no Espaço Montepio – Galeria de Arte da Junta de Freguesia de Alcabideche, no início de 2010 apresentou os seus trabalhos na Biblioteca Municipal do Cadaval, enquanto no próximo mês de Abril irá expor na Associação Cultural e Desportiva da Costa do Sol, Estoril.    
 
Por sua vez, Maria Odete Manteigas é natural de Lisboa, frequentou entre 1997 e 1999 um curso de pintura a óleo na Universidade Sénior de Oeiras, onde em Junho de 1998 os seus trabalhos foram apresentados numa exposição colectiva.  
 
Entre 2002 e 2008, efectuou várias exposições individuais e colectivas no GIMBR – Grupo de Instrução Musical e Beneficência de Rebelva, Cascais, enquanto em 2007 e 2009 teve as suas obras expostas na Junta de Freguesia de Alcabideche.    
 
Além da pintura, Maria Odete Manteigas dedica-se também à execução de peças de joalharia em estanho com pedras semi-preciosas, fazendo parte da mostra que vai estar patente no Museu bombarralense cerca de 30 exemplares.
 
A exposição pode ser visita de Segunda a Domingo, entre as 10 e as 12:30 e entre as 14 e 18 horas.
10-03-2010 Fonte: Município do Bombarral
« Voltar
Sub-Menu
Categorias:
• Todas
• Desporto
• Vida Social
• Educação
• Acção Social
• Act. Económicas
• Águas e Sane.
• Cultura e Patri.
• Juventude
• Gestão Ambiental
• Gestão Autárquica
• Modern. Adminis.
• Juntas de Freg.
• Obras Municipais
• Planeamento Urb.
• Protecção Civil
• Saúde
• Turismo
• Nacional

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação