Iniciativa é promovida pelo Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

Município do Bombarral foi distinguido na Gala do Desporto Escolar

07-06-2018
Município do Bombarral foi distinguido na Gala do Desporto Escolar
O Município do Bombarral foi distinguido esta terça-feira, dia 5 de junho de 2018, pelo Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, pelo indispensável apoio que tem prestado no âmbito das atividades do desporto escolar.
A entrega da distinção aconteceu no âmbito da realização da IX Gala do Desporto Escolar, tendo a mesma sido entregue pelo diretor do AEFP, Emanuel Vilaça, ao presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes.

Além da autarquia, distinguidos foram também os Bombeiros Voluntários do Bombarral, representados pelo comandante Pedro Lourenço, Afonso Nogueira, técnico da Federação Portuguesa de Rugby, o Caldas Rugby Clube, representado pelo seu presidente Eduardo Pessegueiro, a GroundLink, representada por Nuno Taful, e ainda Laura Rodrigues, administrativa da autarquia, e Délia Grumete, administrativa do AEFP.

O evento que assinala o encerramento de mais um ano letivo do desporto escolar teve uma vez mais lugar no Pavilhão Municipal e juntou os mais de 300 alunos envolvidos nos 14 grupos-equipa existentes no AEFP, incluindo o golfe e a dança, disciplinas que ainda não integram o programa do desporto escolar.

Por este motivo, Alberto Claudino, professor de Educação Física no AEFP, considera que o balanço do ano letivo que agora termina “é mais uma vez positivo”, embora “queiramos sempre ter mais atividades e mais alunos a praticar desporto”.

“Mantivemos o padrão de elevada participação e de grande qualidade nas atividades que realizamos”, acrescentou o docente.

Como é habitual, ao longo da gala foram entregues os prémios aos alunos que participaram nas várias fases competitivas das diferentes modalidades, tendo sido distinguidos os alunos que mais se destacaram.

Foi o caso de Lígia Ferreira, Beatriz Viegas e Hugo Patrício, que se participaram no regional de natação, que se realizou em Vila Franca de Xira, ou ainda dos alunos que subiram ao pódio na prova regional de atletismo do projeto “Megas”, realizada na pista de Mafra.

No “Mega lançamento”, Carolina Patrício e Duarte Jasmins ficaram em segundo no escalão de juvenis, enquanto João Henriques foi terceiro em iniciados. No “Mega Salto”, Victória Maldonado foi a terceira classificada no escalão de iniciados.

Como frisou Alberto Claudino, esta foi apenas a segunda vez que alunos do AEFP conseguiram obter medalhas na prova regional dos “Megas”. “No ano passado tivemos três medalhas e este ano conseguimos quatro”, referiu o docente, considerando que tal “está de certa forma relacionado com o facto de alguns alunos praticarem atletismo também no Clube Desportivo do Bombarral”.

O AEFP aproveitou ainda a gala para prestar homenagem às cinco alunas que foram chamadas aos trabalhos da seleção nacional de rugby de sub-18: Bárbara Costa, Inês Bonifácio, Margarida bastos, Vanessa Santos e Anaísa Assunção.

Os alunos que finalizam este ano o ensino secundário foram também chamados ao centro do recinto desportivo, tendo-lhes sido entregue uma carta, sensibilizando-os para a importância de manterem a prática desportiva ao longo da sua vida.

Para além da entrega dos prémios e das várias homenagens, a gala contou ainda com as atuações dos grupos de dança “Xeiosdapó”, “No Limits” e “Five Soups”, bem como dos grupos-equipa de Desportos Gímnicos e dos alunos da turma do curso profissional “Técnico de Desporto”, que apresentaram um esquema de ginástica aeróbica.

Olhando já para o próximo ano letivo, em virtude de haver concurso de professores ainda “não sabemos se todos os docentes se irão manter ou não, o que nos pode obrigar a fazer algumas adaptações, como aconteceu este ano”.

“Esperemos que o Ministério da Educação e os próprios pais, incentivando os filhos à prática desportiva, cumpram a sua obrigação, porque nós, a direção da escola, os professores, o Município e as entidades locais, iremos cumprir a nossa”, concluiu.