Distinção foi entregue no passado dia 27 de novembro no âmbito da 8ª Expo Conferência da Água

Bombarral recebeu o selo de “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”

03-12-2013
Bombarral recebeu o selo de “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”
O Município do Bombarral recebeu na passada quarta-feira, dia 27 de novembro, em Oeiras, o selo de “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano 2013”, atribuído pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

A entrega ocorreu no âmbito da 8ª Expo Conferência da Água, evento no qual a autarquia bombarralense esteve representada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Nuno Mota da Silva.

Atribuído pela primeira vez a 61 entidades gestoras de serviços de abastecimento público de água (num universo de 403), o selo de Qualidade pretende evidenciar as entidades prestadoras deste serviço que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano.

A cerimónia contou ainda com a entrega dos Prémios de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos, estando o Município do Bombarral nomeado na categoria de “Qualidade exemplar de água para consumo humano”.

Acompanharam a autarquia bombarralense nesta categoria as Águas do Douro e Paiva, S.A e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada, entidade a quem foi atribuído o prémio.

Justificando a nomeação, a ERSAR destaca que “a Câmara Municipal do Bombarral apresenta, desde 2004, níveis de água segura que dão cumprimentos integral ao objectivo de 99% preconizado no Plano Estratégico de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais 2007-2013”.

Segunda a mesma entidade, este facto revela “a consistência do seu desempenho, que é conseguido com uma população média por zona de abastecimento inferior a 5 mil habitantes, ou seja, zonas de abastecimento de pequena dimensão que, do ponto de vista técnico, podem originar mais problemas de qualidade da água”.

Recordamos, por último, que esta uma iniciativa conjunta da ERSAR e do jornal Água&Ambiente, que conta com a colaboração de reconhecidas associações técnico-científicas, como é o caso da APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, da APESB – Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, e da APRH – Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, bem como de um centro de investigação de referência, LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil.