Autarquia é uma das nomeadas para receber o prémio atribuído pela ERSAR e pelo jornal “Água & Ambiente”

Bombarral tem água de qualidade exemplar

25-09-2013
Bombarral tem água de qualidade exemplar
A Câmara Municipal do Bombarral é uma das três entidades nomeadas para o prémio de “Qualidade exemplar da água para consumo humano”, que será entregue no próximo dia 27 de novembro no âmbito da 8.ª Expo Conferência da Água.

A atribuição dos Prémios de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos é uma iniciativa da ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e do jornal Água & Ambiente, abrangendo a totalidade das entidades gestoras nacionais.

Para a escolha das entidades nomeadas, os promotores contam com a colaboração de reconhecidas associações técnico-científicas, como é o caso da APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, da APESB – Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, e da APRH – Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, bem como de um centro de investigação de referência, LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

A Câmara Municipal do Bombarral foi nomeada na categoria “Qualidade exemplar da água para consumo humano”, distinção que será entregue este ano pela primeira vez, sendo os Selos de Qualidade de Serviço atribuídos às entidades que cumpram parâmetros essenciais de qualidade.

Para além da autarquia bombarralense, estão nomeadas nesta categoria as Águas do Douro e Paiva, S.A. e o Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada.

Os prémios serão atribuídos a uma das entidades gestoras nomeadas em cada categoria em cerimónia a realizar no dia 27 de novembro de 2013 na 8.ª Expo Conferência da Água. Na ocasião, os premiados receberão um troféu da autoria do Arq.º Álvaro Siza Vieira.

De referir, por último, que os Prémios e os Selos de Qualidade de Serviço serão atribuídos pela primeira vez em 2013 relativamente ao desempenho das 386 entidades gestoras avaliadas e auditadas pela ERSAR, na sequência do alargamento da regulação da ERSAR à totalidade de entidades gestoras dos serviços de águas e resíduos.

Categorias e entidades nomeadas:

“Qualidade de serviço de abastecimento público de água”:

Águas do Algarve, S.A.

Águas do Vouga, S.A.

Luságua Alcanena - Gestão de Águas, S.A.

“Qualidade de serviço de saneamento de águas residuais urbanas”:

Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo

SIMRIA - Saneamento Integrado dos Municípios da Ria, S.A.

“Qualidade de serviço de gestão de resíduos urbanos”:

Câmara Municipal de Mafra

EMARP - Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, E.M.

LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto

“Qualidade exemplar da água para consumo humano”:

Águas do Douro e Paiva, S.A.

Câmara Municipal do Bombarral

Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada

“Conhecimento das infraestruturas de rede dos serviços de águas”:

EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A.

Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento dos Municípios de Oeiras e Amadora

Veolia Água - Águas de Valongo, S.A.