Programa DAR ocupou as crianças nas férias da Páscoa

06-04-2018
Programa DAR ocupou as crianças nas férias da Páscoa
O Município do Bombarral promoveu, durante o período das férias da Páscoa, mais uma edição do programa DAR – Desporto, Atividades e Refeições, o qual contou com a participação de de 25 crianças.

Vocacionado para as crianças do 1º ciclo, oriundas de agregados familiares com maiores dificuldades económicas, o programa DAR inclui a realização de diversas atividades, proporcionando aos participantes a oportunidade de ocuparem as férias escolares de forma lúdica e pedagógica, bem como o fornecimento de refeições.

Uma das várias iniciativas programadas foi a atividade “Arqueologia: Há vida no Palácio!”, que teve lugar no dia 28 de março no Museu Municipal, através da qual os participantes puderam ficar a conhecer um pouco da história das famílias nobres da vila do Bombarral e a sua vivência palaciana durante a Época Moderna e Contemporânea.

Experimentaram ainda exercícios práticos de arqueologia no relvado e nos claustros do Palácio do Gorjão, tendo a arqueóloga municipal, Cláudia Manso, promovido o ensino de técnicas de prospecção de superfície, incentivando-os a procurar peças de puzzle que compunham imagens de marmitas, caçoilas, jarros, púcaros, cântaros, alguidares, tachos, lucernas e outros objectos cerâmicos usados na cozinha e à mesa entre os Séculos XVI e XVIII.

A presença de uma tampa sepulcral no recinto do Museu Municipal foi ainda mote para o ensaio do calque, técnica tradicionalmente utilizada no registo epigráfico em que a aplicação de folhas de papel humedecido sobre as inscrições permite, após secagem, a recolha da informação em relevo no verso dessas folhas.

A actividade terminou com a entrega dos puzzles que foram completados por cada um dos participantes, esforço feliz da miudagem que conseguiria resistir à passagem do vento no decurso das montagens.

Para além das crianças inscritas no programa DAR, nesta atividade participaram ainda, no período da tarde, um grupo de alunos do pré-escolar.

Ao longo das duas semanas em que decorreu o programa DAR, os participantes realizaram muitas outras atividades: praticaram diversas modalidades desportivas, entre as quais natação, participaram num Atelier Colorido, no qual pintaram ovos de esferovite, e num Atelier Doce, que consistiu na confecção de salame de chocolate em forma de coelhinhos, e realizaram uma visita às Grutas de Mira D’Aire e ao Castelo de Porto de Mós.