Autarquia e Bombeiros unem esforços

16-12-2006
Autarquia e Bombeiros unem esforços
No passado dia 14 de Dezembro do corrente, decorreu a assinatura do Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal do Bombarral e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, ao abrigo das competências da Protecção Civil Municipal.

À Autarquia compete disponibilizar o montante de €35.078,40/Ano, correspondente ao dispendido pelos Bombeiros com o vencimento de 4 Operadores de Central, bem como o montante de €17.877,60/Ano, com base na conceitualização profissional do corpo de Bombeiros e finalmente, compromete-se a desenvolver esforços para auxiliar extraordinariamente os Bombeiros no caso de aquisição ou reparação de veículos de socorro, quando não existir apoio integral do SNBPC .

Aos Bombeiros compete cooperar nos domínio de aviso, alerta, intervenção, apoio e socorro, instalar na sua central de comunicações o serviço de atendimento da Protecção Civil Municipal, disponibilizar uma sala para reuniões do Centro Municipal de Operações de Emergência da Protecção Civil, assegurar as comunicações telefónicas, via rádio e outras, em situações de emergência da Protecção Civil Municipal, dotar a Central de Comunicações com operadores de central devidamente qualificados e finalmente recolher, nas suas instalações, as viaturas e equipamentos adstritos ao Serviço Municipal da Protecção Civil.

O objectivo deste Protocolo é melhorar substancialmente a eficácia na resposta às mais diversas situações no âmbito da Protecção Civil Municipal, tomando medidas conjuntas que afrontem as dificuldades actuais e vindouras, nos campos da protecção civil de prevenção, socorro, assistência e reabilitação. Este produzirá efeitos já no primeiro dia do ano de 2007.

Fonte: Município de Bombarral