Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

"Empresa na hora" a partir de Outubro - No Bombarral

15-09-2006
O serviço "Empresa na Hora" que permite a constituição imediata de sociedades comerciais, irá estar disponível até ao final de 2006 em dez novos locais de atendimento a funcionar em Conservatórias de Registo Comercial, entre as quais figura a do Bombarral.

Segundo o Ministério da Justiça, a abertura destes novos postos, que irá decorrer entre Setembro e Dezembro de 2006, “visa garantir a capacidade de resposta do serviço da “Empresa na Hora” nos distritos onde se registam os maiores índices de procura”.

O objectivo passa também por assegurar a “adequada cobertura de várias zonas do território nacional”.

A abertura do serviço “Empresa na Hora”, no Bombarral, está prevista para Outubro.Com estes novos locais de atendimentos eleva-se para 48 o número de locais onde é possível constituir uma “Empresa na Hora”. Desde Junho de 2006 que este serviço já era disponibilizado em 38 postos de atendimento, que cobriam todos os distritos de Portugal continental e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.Recorde-se que de acordo com o relatório Doing Business 2005/2006 do Banco Mundial, Portugal está entre os 10 países onde é mais rápido constituir empresas, devido ao projecto Empresa na Hora, implementado pelo Ministério da Justiça.

Portugal foi considerado o "top reformer in business entry” em 2005/06 e no ranking geral de "ease on doing business", que engloba factores de ordem muito diversa (obtenção de crédito, contratação de trabalhadores, execução de contratos, entrada em funcionamento de negócios, licenciamentos, etc.) Portugal subiu de 45.º para 40.º devido às facilidades acrescidas em "starting a business".

Desde o início do projecto, em Julho de 2005, e até 31 de Agosto já foram constituídas 11132 mil empresas na hora.

Em Agosto, o tempo médio de constituição de uma empresa foi de 58 minutos.A adesão na Hora aos centros de arbitragem foi solicitada por 735 empresas das 1441 possíveis.

Fonte: Jornal Oeste Online