Inquérito de opinião apresenta um aumento do nível de satisfação global

Munícipes mais satisfeitos com o serviço prestado pela autarquia

29-03-2012
Munícipes mais satisfeitos com o serviço prestado pela autarquia
Com o intuito de conhecer o grau de satisfação da população relativamente aos serviços prestados na área do atendimento ao público, o Município do Bombarral realizou um inquérito de opinião aos seus munícipes.

Numa análise aos resultados obtidos, é de salientar o facto do nível de satisfação global ter subido sete pontos percentuais de 2010 (59,6%) para 2011 (66,6%) mantendo-se a tendência de evolução positiva já verificada nos inquéritos anteriores.

Os factores que registam um maior grau de satisfação por parte dos munícipes são a simpatia e educação do atendimento (75,4%); a acessibilidade aos serviços de atendimento (71,4%); e a eficiência do atendimento (69,4%).

Seguem-se o rigor e transparência da informação (67,5%); a rapidez do atendimento (66,8%); a qualidade e clareza da documentação (66%); a qualidade e conforto das instalações (66%); a utilização das novas tecnologias (61,9%); a rapidez na resolução dos processos (61,3%); e a aceitação e resposta às sugestões/reclamações (59,9%).

No que diz respeito ao grau de importância atribuído pelos munícipes aos diversos requisitos em análise, nos primeiros lugares estão a eficiência do atendimento (91,9%), a rapidez de resolução dos processos (90,9%) e a simpatia e educação do atendimento (90,1%).

O Municipio considera que os objectivos deste processo de auscultação foram atingidos. Os resultados obtidos serão tidos em conta para estudo e implementação de medidas que contribuam para a melhoria dos serviços municipais, para um melhor desempenho de toda a organização e para incremento do nível de satisfação dos munícipes.

De referir por último, que o processo de auscultação dos munícipes é um dos procedimentos habituais e obrigatórios do Sistema de Gestão da Qualidade, com periodicidade anual, essencial para a manutenção da Certificação dos Serviços Municipais.
Fonte: Município do Bombarral