Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

36º Festival do Vinho Português e 26ª Feira Nacional da Pera Rocha começa dia 6

Falta uma semana…

30-07-2019
Falta uma semana…
Está agendado para o próximo dia 6 de agosto de 2019, terça-feira, o início do 36º Festival do Vinho Português e 26ª Feira Nacional da Pera Rocha, evento que vai ter lugar até dia 11 na Mata Municipal do Bombarral.

Abel Pereira da Fonseca, grande empresário do setor vitivinícola e antigo presidente da Câmara Municipal do Bombarral, é a figura em destaque nesta edição, numa homenagem que começa desse logo no pórtico de entrada no certame, este ano inspirado na fachada do edifício Casa Abel Pereira da Fonseca, situado junto ao rio Tejo, em Lisboa. 

A inauguração do evento está marcada para as 17 horas, junto à entrada da Mata Municipal, que este ano se apresentará com uma nova imagem, depois das obras de requalificação de que esta área foi recentemente alvo.

Após um apontamento teatral referente à personalidade à qual o evento presta homenagem, segue-se a visita aos vários expositores, que totalizam mais de uma centena, a qual será acompanhada pela banda do Circulo de Cultura Musical Bombarralense.

Ao longo dos seis dias do evento, os visitantes vão ter oportunidade de contactar com alguns dos principais produtores vitivinícolas da região de Lisboa e de outras regiões do país, podendo, através da aquisição do copo oficial do certame, provar os diversos vinhos produzidos pelas referidas entidades.  

No evento irão igualmente estar presentes vários produtores de pera rocha, sendo este certame uma excelente oportunidade para conhecer e degustar os diversos produtos derivados da rainha da fruticultura portuguesa, com destaque para a doçaria e a fruta desidratada.  

No capítulo da animação, os principais destaques deste ano são os espetáculos musicais com o cantor Miguel Gameiro (dia 8), o grupo Resistência (dia 9) e o cantor hip-hop luso-americano Mishlawi (dia 10).

No programa constam ainda os concertos da West Europe Orchestra, acompanhada por Fernando Pereira, que irá decorrer no Anfiteatro Municipal no dia 7, bem como da Banda Xeques Orquestra (dia 6) e do grupo Carapaus, Azeite e Alho (dia 11), que se realizarão na Mata Municipal.  

Outro dos espaços onde diariamente haverá atividades é o Palco Melro, por onde irão passar os músicos Tahina Rahary e Daniel Leão (dia 6), Emanuel Casimiro (dia 7), o violinista Nuno Santos (dia 9) e a fadista Nadi Tomaz, acompanhada por … (dia 10).

Neste palco terão ainda lugar o espetáculo de marionetas “Na Rua” (dia 8), a “Hora do Conto” com a Mala D’Estórias (dia 11) e a atuação do Grupo de Teatro Amador “Os Lendários” (dia 11).

Também a música tradicional portuguesa fará parte do programa do evento, o qual irá contar com as atuações do grupo “Os Cavaquinhos das Gaeiras” (dia 6), do Rancho Folclórico “Fazendeiros” de Gamelas (dia 7), do grupo de cavaquinhos “Sons e Suadelas de Arganil” (dia 8), do grupo “Cavaquinhos do Oeste” (dia 9), do Grupo de Tocadores de Concertina e Cantares de Foz do Lima (dia 10) e do grupo “As Concertinas de Vale do Tejo” (dia 11).

Ao nível da animação destaque ainda para a noite de sábado, dia 10, e para a realização de mais uma edição da “Wine and Pear Party”, que irá ter lugar nos Claustros do Palácio Gorjão, numa organização do Rotary Club do Bombarral.        

No capítulo gastronómico, o evento conta com vários espaços de restauração, como é o caso do restaurante “Quatro Estações” e das tasquinhas dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, do Circulo de Cultura Musical Bombarralense e do Sport Clube Escolar Bombarralense, entre outros.

Neste âmbito, referência ainda para o Espaço Gourmet, onde diariamente os visitantes vão poder assistir à confeção ao vivo de diversos pratos, sempre com a pera rocha e o vinho em grande destaque.

Quanto ao horário do evento, nos dias 6, 7, 8 e 9 a abertura terá lugar pelas 17 horas, enquanto nos dias 10 e 11 abrirá pelas 15 horas. O encerramento do certame acorrerá todas os dias à 01 hora da manhã.

Relativamente ao restaurante “Quatro Estações”, sendo o único a servir refeições à hora do almoço, este irá funcionar diariamente a partir das 12:00 horas, com exceção do primeiro dia do evento.
Fonte: Município do Bombarral - Paulo Coelho