Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

Nuno Matos Valente e Ana Kandsmar apresentaram a suas obras no AEFP

06-11-2018
Nuno Matos Valente e Ana Kandsmar apresentaram a suas obras no AEFP
[+] Fotos
O escritor Nuno Matos Valente e a escritora Ana Kandsmar estiveram na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, sede do Agrupamento de Escolas do Bombarral, para conversar com os alunos sobre as suas obras literárias.

Nuno Matos Valente foi o primeiro a passar pelo estabelecimento de ensino bombarralense para falar sobre os “monstros” que de geração em geração têm ocupado o imaginário popular português e que o autor reuniu no livro “Bestiário Tradicional Português”, cujas ilustrações pertencem a Natacha Costa Pereira.

Face à proximidade do Dia das Bruxas, a Biblioteca do AEFP, decidiu convidar este autor para apresentar aos alunos as figuras míticas portuguesas que ao longo dos tempos foram assustando os mais pequenos.

A apresentação teve lugar, dia 30 de outubro de 2018, no Auditório da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, onde Nuno Matos Valente se deparou com algumas das personagens que nos dá a conhecer na sua obra.

Para compor o cenário desta apresentação as professoras bibliotecárias caraterizaram vários alunos e alunas, dando vida a figuras como a “Maria Gancha”, o “Homem do Saco”, os “Trasgos”, as “Mouras Encantadas”, “O Homem de Chapéu de Ferro”, a “Velha da Égua Branca”, o “Bicho Cidrão”, o “Cavalo do Pensamento” e o “Secular das Nuvens”.

Explicando como surgiu a ideia da realização deste livro, o autor referiu que ao consultar um livro que abordava várias criaturas míticas com origem em diversos países, questionou-se se não haveria também figuras do mesmo género em Portugal.

Esta pergunta serviu de mote para Nuno Matos Valente partir à procura dessas criaturas, sendo a obra resultado de quatro anos de pesquisa, com a consulta de obras de vários etnógrafos portugueses, como José Leite de Vasconcelos, e uma extensa recolha oral.

No período da manhã, a plateia foi composta por turmas do 2º ciclo, enquanto à tarde foi a vez dos estudantes do 1º ciclo ficarem a conhecer as criaturas fantásticas do “Bestiário Tradicional Português”.

No dia seguinte, foi a vez de Ana Kandsmar, pseudónimo com o qual Ana Cristina Pinto assina as suas obras, se deslocar até à biblioteca da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó para conversar com os alunos do 3º ciclo sobre os seus dois primeiros livros: “A Guardiã” e “A Lenda do Havn”.

A escritora começou por falar sobre o que a motiva a escrever e a sua paixão pelos livros, tendo partilhado com os estudantes algumas recordações da sua infância. Entre outras vivências, Ana Cristina Pinto lembrou o entusiasmo com que aguardava a passagem da Biblioteca Itinerante da Fundação Gulbenkian pela aldeia onde residia, no concelho do Cadaval.

Sobre o seu primeiro livro “A Guardiã”, um romance que se enquadra na literatura fantástica, a autora explicou que optou por este género literário por influencia de um dos seus escritores prediletos, John Ronald Reuel Tolkien, autor da conhecida obra “O Senhor dos Anéis”.

Já no que diz respeito ao livro “A Lenda do Havn”, trata-se, segundo referiu, de um romance histórico que nos transporta para os tempos da 1ª Guerra Mundial, através de Sofia, uma mulher invisual, cuja história um jornalista decidiu transpor para o papel.
Fonte: Município do Bombarral - Paulo Coelho