O governante visitou várias empresas do distrito de Leiria

Secretário de Estado da Internacionalização esteve no Bombarral

06-07-2018
Secretário de Estado da Internacionalização esteve no Bombarral
O secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, esteve esta manhã, dia 5 de julho de 2018, no concelho do Bombarral para uma visita à organização de produtores “O Melro”, situada na aldeia do Sanguinhal.

A visita decorreu no âmbito de um périplo que o governante efectuou ao distrito de Leiria, com o intuito de aferir quais as principais dificuldades sentidas pelos empresários no âmbito da exportação.

Na central fruteira bombarralense, o secretário de Estado foi recebido pelos administradores da empresa, João Paula, Francisco Torres e Joana Torres, que além de transmitirem a suas principais preocupações relativamente a esta temática, realizaram uma visita guiada às instalações e aos pomares.

Acompanharam ainda a visita o vice-presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Nuno Vicente, a vereadora Patrícia Pereira, o vereador Vítor Fonseca, o primeiro secretário da Mesa da Assembleia Municipal, José Rocha, e a membro da Mesa da Assembleia de Freguesia do Carvalhal, Isabel Teixeira.

A comitiva integrou ainda Maria João Borges, do AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, e Jorge Santos, da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria e Pedro Patrocínio.

Este périplo pelo distrito de Leiria incluiu ainda a visita à SOLANCIS - Sociedade Exploradora de Pedreira, SA, na Benedita, à RIBERMOLD - High Precision Molds, na Marinha Grande e ao Grupo SOCEM, em Martingança, bem como um encontro com a CEFAMOL - Associação Nacional da Indústria dos Moldes, a POOL-NET e o CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos.

Por ocasião desta visita realizou-se também um almoço empresarial, promovido pela NERLEI, em parceria com a CEFAMOL, que incluiu a apresentação do Programa Internacionalizar.

Segundo o gabinete do secretário de Estado da Internacionalização, o distrito de Leiria exportou 2,2 mil M€ em bens, o equivalente a 4,0% das exportações totais portuguesas de bens e a um aumento de 7,1% face a 2016. No ano transato, exportaram bens a partir do distrito de Leiria, 1471 empresas (cerca de 6,8% do total nacional).