Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

Agrupamento Escolas Fernão do Pó

Serão multicultural

12-06-2018
Serão multicultural
[+] Fotos
Perto da hora combinada, começaram a chegar ao auditório da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó. Famílias completas, casais ou sozinhos, vestidos a preceito com túnicas brancas bordadas numa profusão de cores e formas.
Oriundos da França, Suíça, Reino Unido, Moldávia e Ucrânia; eram os protagonistas da noite, os formandos da professora Carla Leite, da disciplina de Português para Falantes de Outras Línguas.

As mãos carregadas de sacos e flores, olhos carregados do orgulho de quem vem partilhar com a comunidade educativa um bocadinho da sua terra, das suas origens, das tradições do seu país.

Tinha início o serão multicultural, uma iniciativa do Centro Qualifica do AEFP, em articulação com a biblioteca escolar.

Teve lugar no passado dia 11 de maio e foi um evento muito significativo para os formandos, formadores e convidados na medida em que tornou evidente a integração de quem vem de muito longe procurar uma oportunidade na nossa região.

E, além disso, foi prova da ligação que a escola pode e deve criar com as pessoas, neste caso, através da partilha de experiências e culturas com um denominador comum, a língua portuguesa.

Os formandos trouxeram o jantar, constituído por pratos típicos de cada país, e objetos diversos que caracterizam as respetivas culturas.

Houve apresentações cuidadosamente preparadas pelos formandos, música, cantigas e dança.

O empenho e orgulho foram evidentes e o entusiasmo contagiante. Uma grande noite!
Fonte: Clara Santos, professora bibliotecária do AEFP