Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

Cultura & Património

 

Património Arquitectónico


 

Património da Freguesia da Roliça



Igreja de Nossa Senhora da Purificação

Templo do século XVI, possuindo um batistério com porta óleos de 1557, boas imagens e capela colateral do lado da epístola e consagrada ao Espírito Santo. Fundada pelo fidalgo bombarralense Francisco Gorjão e sua mulher Brites Henriques. Para além de possuir um belíssimo portal renascentista, tem várias pedras tumulares com inscrições e no exterior está uma arca que aparenta ser do século XIV.

Solar dos Mello e Castro

Residência quinhentista, nobre e armoreada, situa-se em São Mamede. Classificada imóvel de “interesse público”.

Capela de São Lourenço

Anexa ao solar atrás mencionado do qual faz parte, teve origem no século XVI e foi mandada edificar por Martin Afonso de Mello em cumprimento de uma promessa por São Lourenço, seu padroeiro, o ter livrado de um grande perigo no mar. Para além de aí se achar um bom sacrário de talha, marmoreado a azul escuro e de cúpula redonda, do século XVIII, também encontramos no seu interior um rodapé de azulejos, representando cenas da vida do orago e do mesmo século, o XVIII. Classificado imóvel de “interesse público”.

Capela do Senhor Jesus da Boa Hora

Situa-se na aldeia da Columbeira, e do seu espólio fazem parte duas esculturas e uma pintura, representando Santa Justa e mais outras tantas de Santa Rufina; a pintura é atribuída a Josefa D’Óbidos. Porém a escultura mais importante é Santa Ana e a Virgem, imagem do século XVIII, em madeira ricamente estofada e policromada, tudo de muita qualidade. Há ainda outra imagem em madeira, quinhentista, de grande beleza, representando a Virgem com o Menino.