Uma pequena joia na Mata Municipal do Bombarral

25-07-2022
Uma pequena joia na Mata Municipal do Bombarral
No decorrer do trabalho de inventariação das borboletas noturnas da Mata Municipal do Bombarral, durante o mês de julho, foi detetada a presença de uma pequena borboleta noturna, a Dasycera oliviella (Fabricius, 1794).

Esta espécie, que pertence à família Oecophoridae, é inserida no que se designa de micro borboletas. Apesar das cores garridas e padrões singulares, esta borboleta tem apenas cerca de 8mm de comprimento.

Com uma distribuição em Portugal Continental a norte do rio tejo e poucos registos na zona Oeste, é uma espécie típica de florestas maduras, em particular de carvalhos (Quercus sp.), onde a lagarta se alimenta de madeira em decomposição, contribuindo assim para a renovação do solo florestal.

Desde março de 2021 que tem vindo a ser efetuado o levantamento das espécies de borboletas noturnas que ocorrem na Mata Municipal do Bombarral. Este trabalho insere-se também no projeto Rede de Estações de Borboletas Noturnas, pode consultar mais informação aqui: https://www.reborboletasn.org/
Fonte: Hélder Cardoso - Rede de Estações de Borboletas Noturnas