Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter

REDE SOCIAL

ENQUADRAMENTO


O Programa Rede Social foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº197/97, de 18 de Novembro (RCM), reconhecendo o papel das tradições de entreajuda familiar e de solidariedade mais alargada. Pretendia-se, com base nos valores associados a estas tradições, fomentar uma consciência colectiva e responsável dos diferentes problemas sociais e incentivas redes de apoio social integrado de âmbito local.

De um modo global, a RCM perspetiva a Rede Social como uma estratégia de abordagem da intervenção social baseada num trabalho planeado, feito em parceira, visando racionalizar e trazer maior eficácia à acção das entidades publicas e privadas que actuam numa mesma unidade territorial.”

In Programa da Rede Social

 
Com base na resolução do Conselho de Ministros nº 197/97, de 18 de Novembro, define-se por Rede Social “o conjunto das diferentes formas de entreajuda, bem como das entidades particulares sem fins lucrativos e dos organismos públicos que trabalham no domínio da ação social e articulem entre si e o Governo a respetiva atuação com vista à erradicação ou atenuação da pobreza e exclusão social e à promoção do desenvolvimento social.”

Neste contexto e no sentido de dar forma a uma dinâmica na área social, orientada para o Concelho do Bombarral, tem este programa como objetivo central a elaboração de um Diagnóstico Social do Concelho, bem como a execução de um planeamento social devidamente estruturado de forma a caminhar ao encontro de um verdadeiro Plano de Desenvolvimento Social capaz de minimizar as situações relativas às carências que forem identificadas no Concelho.

Assim sendo, a Rede Social entende-se como um fórum de livre articulação e adesão, congregando esforços de todos os parceiros que nela estejam integrados.

Espera-se deste modo que o trabalho conjunto das diversas entidades que representam o Concelho do Bombarral neste programa consigam aplicar uma série de medidas de política social, necessárias e possíveis.

A Rede Social poderá assim contribuir decisivamente para a consciência dos problemas sociais do Concelho, assim como para a definição de prioridades de intervenção.

Atualmente o CLAS - Conselho Local de Ação Social de Bombarral é constituído por 27 parceiros de várias áreas de intervenção que unem esforços no sentido de definir ações com vista a dar resposta às problemáticas existentes no município.
 
RCM 197/97 (AQUI)
 
Decreto-Lei n.º 115/2006 (AQUI)