Bombarral Homepage  BOMBARRAL
  • Facebook
  • Twitter


Eventos e Atividades

Universitários 50+



Navegar em segurança na internet

O Auditório Municipal do Bombarral acolheu, no passado dia 9 de março de 2017, uma ação de sensibilização sobre os cuidados a ter na internet e sobre a nova nota de 50 €.

Mais fotos


Promovida pelo Município do Bombarral e pela Guarda Nacional Republicana, a iniciativa teve como público-alvo os alunos do programa municipal “Universitários 50+”, embora a mesma estivesse aberta a toda a comunidade.

Na abertura da sessão, Rosa Guerra, vereadora da Câmara Municipal com o pelouro dos Assuntos Sociais, agradeceu a disponibilidade da GNR para a realização desta ação e destacou a importância da população estar sensibilizada para estas temáticas.

A abordagem aos temas da ação de sensibilização esteve a cargo do Cabo João Frango, da secção de programas Especiais da GNR, que começou por falar de segurança na internet.

Como salientou, “a GNR preocupa-se com a segurança das pessoas no mundo real assim como no mundo virtual e apesar da internet ser virtual os perigos são bem reais”.

Na sua apresentação, o Cabo João Frango deixou alguns conselhos sobre como navegar em segurança na internet, indicando algumas regras básicas que devemos seguir quando utilizamos esta ferramenta.

Neste âmbito, abordou ainda as problemáticas do bullying e do cyberbullying, sendo este último exercido com recurso às novas tecnologias. Segundo o guarda da GNR, estas são situações que têm vindo a aumentar, levantando grandes preocupações junto das autoridades.

Os cuidados a ter com o e-mail e com as conversas on-line foram outros dos temas abordados nesta ação de sensibilização.

Por fim, o Cabo João Frango falou sobre a nova nota de 50 €, que entrará em circulação no próximo dia 4 de abril de 2017, tendo apresentado os vários elementos de segurança que a mesma contém.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

“Universitários 50+” distribuíram mensagens de amor no Dia de São Valentim

Os/as alunos/as e professores/as dos “Universitários 50+” e os elemento da equipa do CLDS 3G “Bombarral Social” assinalaram esta terça-feira, dia 14 de fevereiro de 2017, o Dia de São Valentim, distribuindo mensagens de amor e peças de cerâmica alusivas a esta efeméride. 


[+] Fotos

Acompanhada por uma bicicleta decorada a rigor, a comitiva percorreu, durante a manhã, as principais artérias da vila do Bombarral distribuindo carinho e boa disposição.

Um dos pontos de passagem foi o edifício da Câmara Municipal, onde o grupo foi recebido pelo presidente da edilidade, José Manuel Vieira, e pela vereadora dos Assuntos Sociais, Rosa Guerra.

 


“Universitários 50+” e “Viver Melhor” festejaram o São Martinho

Os alunos dos projetos “Universitários 50+” e “Viver Melhor”, promovidos pelo Município do Bombarral, voltaram a juntar-se para comemorar o Dia de São Martinho, que se assinalou esta sexta-feira, dia 11 de novembro de 2016.

GALERIA DE FOTOS

Como já é tradição, o evento decorreu na sede dos “Universitários 50+”, na antiga escola primária do Bombarral, com um almoço partilha, que incluiu, como não poderia deixar de ser, castanhas assadas acompanhadas com água-pé.

O convívio finalizou de forma bastante animada, graças à prestação do Grupo de Cavaquinhos, que, apesar de estar a dar os primeiros passos, já se apresentou com uma assinalável qualidade.

Este momento de confraternização contou com a presença da vereadora dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal do Bombarral, Rosa Guerra, que também ajudou a fazer a festa com a sua boa disposição.

Como é habitual, as comemorações do dia de São Martinho começaram com uma caminhada matinal, que contou com perto de duas dezenas de participantes. Poucos metros depois de passarem pelo Largo dos Aviadores, os caminhantes cruzaram-se com o presidente da Câmara Municipal do Bombarral, José Manuel Vieira, que fez questão de os cumprimentar.



Começou mais um ano letivo para os Universitários 50+

São mais de sete dezenas os alunos que irão frequentar o projecto municipal “Universitários 50+” no ano letivo de 2016/2017, cuja abertura oficial teve lugar no passado dia 4 de outubro.

GALERIA DE FOTOS

A abertura do novo “escolar” teve lugar no Auditório Municipal, onde marcou presença a grande maioria dos alunos inscritos, que tiveram assim oportunidade de conhecer mais em pormenor as disciplinas que irão ser leccionadas este ano, bem como os formadores.

Presente na cerimónia, coube a Rosa Guerra, vereadora dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal do Bombarral, dar as boas vindas às alunas e aos alunos, bem como às formadoras e aos formadores, desejando que “seja um ano letivo de partilha e aprendizagem entre todos”.

A autarca começou por recordar o ano letivo passado, que “decorreu com êxito”, e desejou que o mesmo possa acontecer este ano, “procurando sempre melhorar com a colaboração de todos os envolvidos”.

Rosa Guerra mostrou-se igualmente muito satisfeita pelo Auditório ter estado praticamente lotado, sendo “sinal de que temos uma grande adesão ao projecto, sendo este o catalisador de troca de experiências e de conhecimentos”.

A autarca deixou ainda uma palavra de especial apreço a todos os formadores, que disponibilizam o seu tempo em prol da população sem receber nada em troca. “Só com a boa vontade dos formadores é que conseguimos andar com este projecto para a frente”, realçou.

Para o ano letivo de 2016/2017 são seis as novas disciplinas. Paula Silva e Ivo Romão irão leccionar Articulações e Movimentos, assim como Empreendedorismo Social, Carla Leitão e Ivo Romão terão a seu cargo a Formação de Voluntários, Maria de Lurdes Rocha coordenará o grupo de estudos de Francês, Cândido Súcio será o formador do Grupo de Cavaquinhos, enquanto Paula Silva e Carla Leitão leccionarão a disciplina de Planeamento Regional.

Do ano passado mantém-se Arqueologia do Concelho (Claudia Manso), Artes Decorativas (Sílvia Lopes), Auto-conhecimento e Consciencialização (Isabel Damasceno), Cerâmica (Mário Morgado), Desporto (Hélder Ventura), Europa: cultura, politica e história (Bruno Correia), Informática (Fernando Fonseca), Pintura em Vidro (Maria Claudino) e Teatro Amador (Lalande Ferreira).


Universitários 50+ encerraram mais um ano letivo

Chegou ao fim mais um ano letivo dos Universitários 50+, programa promovido pelo Município do Bombarral que visa a dinamização regular de atividades culturais, sociais, educacionais e de convívio para a população com idade igual ou superior a 50 anos.

GALERIA DE FOTOS
Almoço de encerramento do ano letivo
Exposição das Disciplinas dos Universitários 50+
Teatro Com Papas e Bolos


Para encerrar mais um ano de atividades, formadores e alunos promoveram várias iniciativas, que culminaram esta quarta-feira, dia 22 de junho de 2016, com um almoço de confraternização, que teve lugar na sede dos Universitários 50+.

Entre as várias e deliciosas iguarias que foi possível apreciar, é de realçar que uma das diversas saladas que foram servidas foi confeccionada com as alfaces cultivadas na horta criada este ano letivo pelos alunos e formadores do programa.

No momento de convívio participaram o presidente da Câmara Municipal do Bombarral, José Manuel Vieira, e a vereadora da autarquia com pelouro dos Assuntos Sociais, Rosa Guerra, que aproveitaram para a agradecer aos formadores e felicitar os alunos pela conclusão de mais um ano letivo.

Para fechar com chave de ouro mais um ano de intensa atividade, no final do almoço todos os presentes descerraram a bandeira do Município, deixando à vista o painel de azulejos com o logótipo dos Universitários 50+, elaborado pela formadora Sílvia Lopes e pelas suas alunas da disciplina de Artes Decorativas.

Além deste momento de convívio, pelo meio houve ainda uma caminhada, promovida, no dia 8 de junho, pelo formador da disciplina de desporto, Hélder Ventura, bem como uma exposição das várias disciplinas que compõe o programa Universitários 50+.

A mostra esteve patente, entre 17 e 22 de junho, numa loja da Rua do Comércio, cedida por Nuno Lé, e além de apreciar os trabalhos artísticos realizados pelos alunos e pelas alunas das disciplinas de artes, os visitantes puderam ficar a conhecer um pouco das atividades realizadas ao longo do ano letivo nas restantes disciplinas.

Do programa de encerramento do ano letivo fez também parte a apresentação da peça que os alunos da disciplina de teatro amador, leccionada por Lalande Ferreira, prepararam ao longo o ano letivo.

Intitulada “Com Papas e Bolos”, a peça foi apresentada no dia 9 de junho, no palco do Teatro Eduardo Brazão, e proporcionou ao público presente cerca de uma hora de boa disposição e muitas gargalhadas.

Como é habitual, o início do novo ano letivo terá lugar durante o mês de outubro, perspectivando-se já algumas novidades.

As disciplinas leccionadas durante o último ano letivo foram as seguintes: Arqueologia (Cláudia Manso), Artes Decorativas (Silvia Lopes), Atelier Livre (Adelaide Santos), Auto-conhecimento e Evolução (Isabel Damasceno), Cerâmica (Mário Morgado), Desporto (Helder Ventura), Europa, Cultura, Politica e História (Bruno Correia), Escrita Humorística e Internet (Manuel Oliveira), Informática (Fernando Fonseca), Pintura em Vidro (Maria Claudino), Relações e Afetos (Rute Correia) e Teatro Amador (Lalande Ferreira).





Já nasceu a “hortinha dos 50+”


A chegada da Primavera trouxe um novo desafio para os alunos do projecto “Universitários 50+”. Trata-se da criação de uma pequena horta pedagógica, que deu os primeiros passos no passado dia 30 de março com a plantação dos primeiros hortícolas e também de algumas árvores de fruto.


Aproveitando o dia solarengo que se fez sentir neste dia, os alunos deste projecto promovido pelo Município do Bombarral trocaram a caneta pelos utensílios agrícolas, abraçando, com orgulho, este novo desafio.


O momento foi acompanhado pela vereadora com o pelouro dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal, Rosa Guerra, que também não hesitou em pôr mãos à obra, ajudando os estudantes a plantar os primeiros hortícolas.


A autarca congratulou-se com a forma como este novo projecto foi recebido pelos alunos, destacando “a alegria, o orgulho e a satisfação que os mesmos demonstraram enquanto a hortinha ia ganhando forma”.

 


Rosa Guerra sublinhou ainda que nesta iniciativa pretende-se igualmente envolver os mais pequenos, sendo intenção “convidar os alunos das escolas a vir dar uma ajuda aos estudantes dos “Universitários 50+”, promovendo assim o convívio e a partilha entre gerações”.





Festa de Natal inter-geracional

Os alunos do projecto municipal Universitários 50+ e as crianças inscritas na sala de estudo da delegação do Bombarral da Cruz Vermelha Portuguesa realizaram, no passado dia 16 de dezembro de 2015, a sua festa de Natal.

O evento iniciou-se com uma iniciativa da formadora da disciplina de Auto-conhecimento e Evolução dos Universitários 50+, Isabel Damasceno, que consistiu numa apresentação intitulada “O que é o Natal”, que versou sobre o significado dos vários símbolos que estão associados a esta época festiva.

A atividade, que se realizou no Auditório Municipal, contou com a presença da vereadora dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal do Bombarral, Rosa Guerra, que aproveitou a ocasião para desejar um feliz Natal a todos os presentes.

Quanto à apresentação, Isabel Damasceno falou, entre outros temas, sobre o Pai Natal, que teve origem no Bispo S. Nicolau da Turquia, sobre a data do nascimento de Jesus e o porquê de festejarmos o Natal a 25 de dezembro, sobre os reis magos, que na bíblia não são descritos como reis mas sim como homens sábios, e ainda sobre a origem do presépio e a mensagem que este pretende transmitir.

De seguida, os alunos da turma de teatro dos Universitários 50+, disciplina lecionada por Lalande Ferreira, apresentaram, juntamente com as crianças da sala de estudos da Cruz Vermelha do Bombarral, a peça “Um Conto de Natal”, que nos fala dos profissionais que tornam o nosso Natal mais alegre.

O lenhador que corta o pinheiro de Natal, a costureira que coze os tecidos das bonecas, o carteiro que distribui os postais de boas festas, os pasteleiros que fazem os doces ou os palhaços que animam a pequenada são algumas dessas profissões.

Para as crianças da Cruz Vermelha, a festa prosseguiu no Museu Municipal, onde apresentaram uma coreografia de hip-hop e repetiram a peça apresentada em conjunto com os Universitários 50+.

No que diz respeito aos Universitários 50+, o encerramento da festa de Natal aconteceu na tarde do dia 18 com um lanche partilhado na antiga escola primária do Bombarral, edifício onde se encontra a funcionar o projeto.

 




Turmas do Ano Letivo 2015/2016 (galeria de fotos)






Magusto juntou utentes dos Universitários 50+ e do Viver Melhor


Como já é habitual, o Magusto voltou a juntar os utentes dos Universitários 50+ e Viver Melhor, projetos promovidos pelo Município do Bombarral.

GALERIA DE FOTOS

Os festejos do Dia de São Martinho, que se realizaram no dia 10 de novembro de 2015, iniciaram-se com uma pequena caminhada, que serviu para abrir o apetite para o almoço partilhado que teve lugar de seguida na sede dos Universitários 50+, na antiga escola primária do Bombarral.

Antes da partida para a caminhada, os utentes receberam a visita de Rosa Guerra, vereadora da Câmara Municipal com o pelouro dos Assuntos Sociais, que desta feita, devido a outros compromissos, não teve oportunidade de acompanhar os participantes.


Como manda a tradição, no final do almoço não faltaram as castanhas assadas e a tradicional água-pé.


Promovidos pelo Município do Bombarral, ambos os projetos têm como principal finalidade a melhoria da qualidade vida da população sénior do concelho, criando condições para que se mantenha ativa.

O projecto Universitários 50+ é uma resposta social que versa na dinamização regular de atividades culturais, sociais, educacionais e de convívio, enquanto o Viver Melhor visa fomentar a prática regular de atividade física.

 




Universitários 50+ regressaram às aulas


Teve início esta segunda-feira, dia 12 de outubro de 2015, mais um ano letivo do projeto “Universitários 50+”, promovido pelo Município do Bombarral.

GALERIA DE FOTOS

Com oito anos de existência, este projeto é uma resposta social que versa na dinamização regular de atividades culturais, sociais, educacionais e de convívio, destinando-se à população com idade igual ou superior 50 anos.

A abertura do ano letivo de 2015/2016 ocorreu na sede dos Universitários 50+, no edifício da antiga escola primária do Bombarral, com a presença dos alunos e dos professores que integram o projeto.

Presente esteve igualmente a vereadora com o pelouro dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal do Bombarral, Rosa Guerra, que aproveitou a ocasião para agradecer aos alunos pela sua adesão ao projeto e aos formadores, que disponibilizam o seu tempo em regime de voluntariado.

A autarca afirmou ainda estar disponível “para aquilo que for preciso”, garantindo que “dentro das minhas possibilidades, tudo farei para que o ano letivo corra bem”.

Rosa Guerra continuou desejando “as maiores felicidades” a todas as pessoas envolvidas no projeto, salientando que “o caminho para a felicidade não é recto, existem curvas chamadas equívocos, mas também existem semáforos chamados amigos, por isso vamos fortalecer a amizade, a solidariedade, o amor, a partilha entre todos nós para que possamos desenvolver um bom trabalho e com sucesso”.

Para o presente ano letivo, são cerca de oito dezenas os alunos que irão frequentar os Universitários 50+, contando o projeto com dez disciplinas.
Do ano passado mantêm-se: Europa: cultura, politica e história (Bruno Correia), Arqueologia do Concelho (Cláudia Manso), Desporto (Hélder Ventura), Auto-conhecimento e Evolução (Isabel Damasceno), Atelier Livre (Maria Adelaide Santos), Teatro Amador (Maria Lalande Ferreira), Cerâmica (Mário Morgado) e Artes Decorativas (Sílvia Lopes).

As novidades são o regresso da disciplina de Pintura em Vidro, com Maria Clara Claudino, bem como Escrita Humorística e Internet, ambas lecionadas por Manuel Oliveira.

Ainda no capítulo das novidades, como destacou a vereadora Rosa Guerra, este ano os estudantes vão ter oportunidade de cultivar uma pequena horta. Sendo esta uma iniciativa transversal à totalidade dos alunos, a autarca aproveitou para apelar à colaboração de todos para que o projeto possa ter sucesso.

Neste espaço, como explicou a autarca, irão posteriormente ser desenvolvidas algumas atividades, com o intuito de promover a partilha de conhecimentos com as gerações mais novas.

 





Universitários 50+ encerraram mais um ano letivo

 

Várias atividades marcaram, no passado dia 12 de junho de 2015, o encerramento de mais um ano letivo do projeto municipal “Universitários 50+”.

GALERIA DE FOTOS

Promovido pelo Município do Bombarral, o projeto conta já com cerca oito anos de existência e tem por principais objetivos a melhoria da qualidade de vida da população sénior, através da realização atividades diversas de âmbito cultural, de ensino, de lazer, de solidariedade e de desenvolvimento social e pessoal.
A primeira atividade do dia foi uma pequena caminhada, orientada por Helder Ventura, professor da disciplina de Desporto, que levou os participantes por algumas das principais artérias da vila do Bombarral, com passagem pela Praça Colorida.

Dar um colorido diferente à Praça do Município foi um desafio lançado pela vereadora do pelouro dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal, Rosa Guerra, o qual foi prontamente abraçado pelas alunas do Atelier Livre, que assinalaram o encerramento do ano letivo decorando, com os seus trabalhos, as árvores existentes neste espaço.

Trabalhos das Disciplinas de Arte em exposição

Depois do almoço partilhado, que se realizou na sede dos Universitários 50+, as atividades prosseguiram com a abertura da Exposição de Trabalhos das Disciplinas de Arte, pela vereadora Rosa Guerra.
Após a visita à exposição, na qual as alunas apresentaram mais em pormenor os seus trabalhos, Maria Adelaide Santos, da disciplina do Atelier Livre, entregou à autarca uma peça de cerâmica, que assinala o final de mais um ano letivo.

Nesta mostra, os visitantes puderam apreciar os trabalhos realizados nas disciplinas de Artes Decorativas (Sílvia Lopes), Cerâmica (Mário Morgado), Pintura a Óleo e Carvão (Francisca Leite) e Atelier Livre (Maria Adelaide Santos).

À noite, as atividades de encerramento do ano letivo dos Universitários 50+ continuaram no palco do Teatro Eduardo Brazão, onde os alunos da disciplina de Teatro Amador apresentaram o seu mais recente espectáculo teatral, intitulado “Equilibra-te ó Zé”.

Com textos e encenação de Maria Lalande Ferreira, professora desta disciplina, o espetáculo consistiu na apresentação de vários sketches humorísticos, que proporcionaram ao público presente um serão com muitas gargalhadas.

No final, a vereadora Rosa Guerra aproveitou para endereçar uma palavra de agradecimento aos professores pelo seu “empenho e dedicação” e felicitar os alunos pelo excelente trabalho que desenvolveram ao longo do ano letivo.
Destacou ainda a importância deste projecto “em termos de partilha de conhecimentos, alegrias e solidariedade entre todos nós” e terminou agradecendo “a todos os alunos e professores das várias disciplinas dos Universitários 50+ a boa disposição que nos proporcionaram”.

Com cerca de sete dezenas de alunos inscritos, o projeto Universitários 50+ contou, no ano letivo de 2014/2015, com 10 disciplinas. Além das que já foram mencionadas, fizeram parte do projecto as seguintes: Auto-conhecimento e Saúde Holística (Maria Isabel Damasceno), Arqueologia do Concelho (Cláudia Manso), Europa: cultura, política e história (Bruno Correia) e Informática (João Pedro Costa).

 





“Universitários 50+” visitaram os colegas do Cadaval

 

Os alunos do projeto “Universitários 50+”, promovido pelo Município do Bombarral, visitaram, no passado dia 21 de maio de 2015, os colegas da Academia de Saberes do Cadaval, no âmbito das V Jornadas Seniores Interativas.

GALERIA DE FOTOS
Jornadas Seniores Interativas
Visita à Pedreira do Galinha

O evento, inicialmente agendado para os dias 20 e 21, acabou por acontecer apenas no segundo dia, uma vez que as condições climatéricas não permitiram a realização das várias atividades previstas para o primeiro dia.

No que diz respeito à visita ao concelho vizinho do Cadaval, esta iniciou-se na sede do Agrupamento de Escolas, espaço onde funciona a Academia de Saberes, tendo os alunos do Bombarral sido recebidos com um concerto da turma de cavaquinhos da universidade sénior cadavalense.

O momento foi acompanhado pela vice-presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Fátima Paz, e pela vereadora dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal do Bombarral, Rosa Guerra.

A autarca cadavalense mostrou-se satisfeita pelo facto do Cadaval “receber esta iniciativa”, considerando que dela se poderão retirar “boas experiências e novas ideias” para as universidades sénior de ambos os concelhos.

Destacando a importância deste intercâmbio, a vereadora bombarralense espera que esta iniciativa se possa repetir, afirmando que “teremos todo o gosto em receber-vos no Bombarral”.
Concluídas as intervenções, Mário Morgado, professor de cerâmica dos Universitários 50+, foi convidado a juntar-se às duas autarcas com intuito de entregar a Fátima Paz uma peça de cerâmica baseada no logótipo do centenário do concelho do Bombarral.

Para finalizar a visita ao Cadaval, os estudantes rumaram até à Serra do Montejunto, onde teve lugar um almoço partilhado. Embora não estivesse inicialmente programado, alguns estudantes tiveram ainda oportunidade de visitar a Real Fábrica do Gelo.

Universitários 50+ regressaram ao tempo dos dinossáurios

No âmbito das disciplinas de “Arqueologia do Concelho” e “Europa: Cultura, Politica e História” do projeto “Universitários 50+”, os alunos visitaram no passado dia 13 de maio de 2015 a Pedreira do Galinha, em Ourém, onde puderam observar pegadas de dinossáurios.

Situado no extremo oriental da Serra de Aire, na povoação de Bairro, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, este espaço contém um importante registo fóssil do período Jurássico, as pegadas de alguns dos maiores seres que alguma vez povoaram o planeta Terra: os dinossáurios saurópodes.

 





Dia Mundial dos Afetos foi comemorado no Bombarral

 

Os “Universitários 50+” assinalaram, no passado dia 11 de fevereiro de 2015, o Dia Mundial dos Afetos.


GALERIA DE FOTOS

Para assinalar esta efeméride, os alunos e os professores do projecto municipal elaboraram cerca de três centenas de corações, contendo no seu interior mensagens alusivas a este dia.

Aderiram à iniciativa as disciplinas: Arqueologia, Atelier Livre, Carvão e Pintura a Óleo, Artes Decorativas, Cerâmica e Europa: História, Cultura e Política.

Partindo da sede dos “Universitários 50+”, no edifício da antiga escola primária do Bombarral, a comitiva percorreu as principais artérias da vila, distribuindo corações e muito carinho por quem foram encontrando na rua e em alguns espaços comerciais.

Numa sociedade onde as pessoas vivem cada vez mais isoladas, foi com alguma surpresa, e em certos casos com alguma desconfiança, que as pessoas receberam este simples gesto de carinho.

Por último, é de registar a presença, na atividade, de Joana Nogueira, voluntária que iniciou esta iniciativa no período em que deu aulas nos “Universitários 50+” e que decidiu neste dia surpreender os seus antigos alunos com uma pequena visita.

 


 


“Universitários 50+” e “Viver Melhor” festejaram o magusto

 

Os utentes dos projetos “Universitários 50+” e “Viver Melhor” juntaram-se, no passado dia 11 de novembro de 2014, para uma vez mais festejar o magusto.
+ Fotos

A iniciativa, que juntou cerca de quatro dezenas de pessoas, iniciou-se com uma pequena caminhada, cujo percurso incluiu a passagem pela Mata Municipal, onde os participantes realizaram alguns exercícios.

A atividade festiva prosseguiu na sede dos “Universitários 50+”, no edifico da antiga escola primária do Bombarral, onde teve lugar uma almoço partilhado entre todos os participantes, que contou com a presença da vereadora com o pelouro dos Assuntos Sociais, Rosa Guerra.

O dia de São Martinho terminou com a tradicional assada de castanhas, acompanhada com a tradicional água-pé.

Promovidos pelo Município do Bombarral, ambos os projetos têm como principal finalidade a melhoria da qualidade vida da população sénior do concelho, criando condições para que se mantenha ativa.

O projecto Universitários 50+ é uma resposta social que versa na dinamização regular de atividades culturais, sociais, educacionais e de convívio, enquanto o “Viver Melhor” visa fomentar a prática regular de atividade física.




“Universitários 50+” iniciaram mais um ano letivo

 

Cerca de uma centena de alunos iniciaram, no passado dia 13 de outubro de 2014, mais um ano letivo dos “Universitários 50+”, projecto promovido pelo Município do Bombarral.

A “universidade”, como já aconteceu no ano passado, encontra-se a funcionar no edifício da antiga escola primária do Bombarral, onde os estudantes foram recebidos pela vereadora dos Assuntos Sociais, Rosa Guerra.

A autarca começou por dar as boas-vindas aos alunos e professores, desejando que “o novo ano letivo corra da melhor forma”. “Sempre que necessitarem, estarei ao vosso dispor”, acrescentou.

Sendo também responsável pelo pelouro da Proteção Civil, Rosa Guerra aproveitou ainda a ocasião para alertar todos os presentes acerca da iniciativa intitulada “A terra treme”, que ocorreu, a nível nacional, às 10:13 horas do dia 13 com a finalidade de “sensibilizar a população para as medidas que se deve tomar aquando da ocorrência de um sismo”.

Iniciado há sete anos atrás, o projeto municipal “Universitários 50+” é uma resposta social que versa na dinamização regular de atividades culturais, sociais, educacionais e de convívio, destinando-se a pessoas com idade igual ou superior a 50 anos.

No presente ano letivo, os estudantes têm disponíveis 14 disciplinas, as quais são leccionadas pelos voluntários que integram a “Bolsa de Professores” deste projeto.

Entre as novidades, para além da disciplina “Europa: Cultura, Política e História”, leccionada por Bruno Correia, é de sublinhar o facto deste ano as aulas de informática terem também lugar na sede dos “Universitários 50+”, uma vez que a autarquia garantiu a instalação de internet no edifício.

As restantes disciplinas são as seguintes: “Arqueologia do Concelho” (Cláudia Manso), “Atelier de Momentos” (Daniela Hermenegildo), “Pintura em Acrílico”, “Desenho a Carvão” e “Pintura a Óleo” (Francisca Leite), “Desporto” (Hélder Ventura), “Auto Conhecimento Saúde Holística” (Isabel Damasceno), “Informática” (João Pedro Costa), “Teatro Amador” (Maria Lalande Ferreira), “Reciclarte” (Marina Pinheiro), “Atelier Livre” (Maria Adelaide Santos), “Cerâmica” (Mário Morgado) e “Artes Decorativas” (Sílvia Lopes).

 

 

Encerramento do Ano Letivo dos Universitários 50+

 

O Teatro Eduardo Brazão acolheu, no passado dia 12 de junho de 2014, a festa de encerramento de mais um ano letivo do projeto municipal Universitários 50+.


A iniciativa iniciou-se com a inauguração da exposição das disciplinas de artes, que esteve patente no salão nobre deste espaço cultural até ao passado dia 26 de junho.

Nesta mostra, os visitantes tiveram oportunidade de apreciar os trabalhos que as alunas realizaram ao longo no ano letivo nas disciplinas de Artes Decorativas (lecionada por Sílvia Lopes), Cerâmica (lecionada por Mário Morgado), Reciclarte (lecionada por Marina Pinheiro), Pintura a Óleo (lecionada por Francisca Leite) e Atelier Livre (Maria Adelaide Santos).

Após a inauguração, o evento prosseguiu no palco do Teatro Eduardo Brazão, por onde passaram os alunos da disciplina de teatro amador, lecionada por Lalande Ferreira, que foram os protagonistas do espetáculo "Hoje há Fado", que trouxe à memória as tradicionais casas de fado existentes na capital portuguesa.

Presente no evento, Rosa Guerra, vereadora da Câmara Municipal com o pelouro dos Assuntos Sociais, destacou a criatividade e a qualidade artística dos vários trabalhos executados pelas alunas das disciplinas de artes e elogiou o trabalho apresentado pelo grupo de teatro dos Universitários 50+.

“Quero evidenciar, sobretudo, o grande empenho, dedicação, boa vontade e solidariedade que caracterizam este grupo, contagiando todos os presentes com a sua alegria e boa disposição”, referiu.

Tendo em atenção o final de mais um ano letivo dos Universitários 50+, a autarca sublinhou a importância do projeto, desejando a sua “continuidade durante muitos anos”.

No âmbito do final do ano letivo, é ainda de referir a atividade promovida pela arqueóloga Cláudia Manso, professora da disciplina de Arqueologia, que levou os seus alunos para uma visita de estudo às grutas do Vale do Roto, na Columbeira.
Ao longo do ano letivo de 2013/2014 o projeto Universitários 50+ contou ainda com as disciplinas 50+ Palavras - Oficina da Escrita e Leitura (Joana Nogueira), Portugal e o Mundo (António Morais), Desporto (Hélder Ventura), Atelier de Momentos (Daniela Hermenegildo), Auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal (Maria Isabel Damasceno) e Informática (João Pedro Costa).

De referir, por último, que o período para inscrições e renovação de matrícula no projeto Universitários 50+ decorrerá entre 18 de agosto e 5 de setembro, no setor dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal do Bombarral, das 10 às 12 e das 14 às 16 horas.

 


 

 

IV Jornadas Seniores Interativas

 

O Município do Bombarral promoveu, nos dias 14 e 15 de maio de 2014, mais uma edição das Jornadas Seniores Interativas, evento destinado aos alunos do projeto municipal Universitários 50+.


A iniciativa iniciou-se, no dia 14, com um peddy paper, que contou com a coordenação do professor de desporto Hélder Ventura.

No ano em que o concelho assinala o seu primeiro centenário, o percurso incluiu a passagem por alguns dos locais mais emblemáticos da vila do Bombarral, como foi o caso da estação de caminhos-de-ferro, da Praça do Município, da Mata Municipal ou ainda da Praça da República.

Outro dos pontos de passagem foi o Hospital Casimiro da Silva Marques, onde os participantes puderam medir a tensão arterial, numa iniciativa que contou com o apoio da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral.

Da parte da tarde, as atividades prosseguiram no Auditório Municipal, com o visionamento do filme "Gran Torino", protagonizado e realizado por Clint Eastwood, uma escolha de Daniela Hermenegildo, professora da disciplina “Atelier de Momentos”.

No dia seguinte, as alunas da disciplina de pintura a óleo, leccionada por Francisca Leite, vieram até à Praça do Município pintar ao vivo, uma ação que foi acompanhada por várias pessoas que iam passando pelo local, como foi o caso de uma pintora francesa que se mudou recentemente para o concelho do Bombarral.

No período da tarde, foi a vez dos estudantes da disciplina de teatro amador prestarem homenagem a Ary dos Santos. A iniciativa teve lugar no Teatro Eduardo Brazão e consistiu na declamação de poemas e na interpretação de canções com letra do poeta português, com acompanhamento do músico Tahina Rahary.

Convidada a subir ao palco, Rosa Guerra, vereadora responsável pelo pelouro dos assuntos sociais, aproveitou para felicitar o grupo de teatro pelo excelente espetáculo apresentado e agradeceu a participação dos alunos em mais uma edição das Jornadas Seniores Interativas promovidas pela autarquia.

A autarca fez ainda questão de “reconhecer o trabalho e o empenho” que os estudantes dos Universitários 50+ têm demonstrado ao longo do seu percurso e garantiu a “continuidade deste importante projecto municipal”.

 




Festa de Carnaval dos Universitários 50+

 

Animação, boa disposição e espírito carnavalesco foram ingredientes que não faltaram na festa de Carnaval dos alunos dos “Universitários 50+”.
A iniciativa teve lugar na passada sexta-feira, dia 28 de fevereiro de 2014, na sede deste projeto municipal, a antiga escola primária do Bombarral, de onde os foliões partiram para uma arruada pela vila, numa iniciativa da turma da disciplina de teatro amador.
Ao longo do trajeto, que incluiu a Praça do Município, a Rua do Comércio, o Largo da Igreja, entre outros locais, a população foi surpreendida pela alegria e pelas brincadeiras dos foliões, que demonstraram não haver idade para brincar ao Carnaval.
De regresso à sede dos “Universitários 50+”, à espera dos estudantes estava um baile de Carnaval, onde puderam dar um pezinho de dança ao som dos ritmos quentes da música brasileira.
Já na companhia da vereadora do pelouro da ação social, Rosa Guerra, os foliões puderam de seguida desfrutar de um lanche partilhado, fazendo parte da ementa as mais variadas iguarias, regadas com ginginha e outros licores caseiros.

 




Distribuição de corações pela vila do Bombarral
14 de fevereiro de 2014
GALERIA DE FOTOS


Workshop de fotografia com Bernardo Soares


Magusto "Universitários 50+" e "Viver Melhor"
11 de novembro de 2013
GALERIA DE FOTOS


Reportagem para o "Portugal em Directo" da RTP 1
28 de outubro de 2013

GALERIA DE FOTOS


Abertura do Ano Letivo de 2013/2014

14 de outubro de 2013


GALERIA DE FOTOS


Encerramento do Ano Letivo 2012/2013

GALERIA DE FOTOS


Visita à Assembleia da República e Museu do Fado
Fevereiro 2013 - Cultura Geral | Assuntos da Atualidade | Cidadania - Jorge G. Martins

GALERIA DE FOTOS


Almoço de Natal - Dezembro 2012
GALERIA DE FOTOS



Exposição das disciplinas de artes e peça de teatro marcaram a festa de encerramento

No âmbito do encerramento do ano lectivo dos “Universitários 50+”, vai estar patente na Biblioteca Municipal do Bombarral, até ao dia 29 de junho, uma exposição com trabalhos dos alunos das disciplinas de artes.


A mostra foi inaugurada na manhã da passada sexta-feira, dia 15 de junho, e reúne trabalhos executados nas disciplinas de Artes Decorativas, das formadoras Silvia Lopes e Helena Marcão, e de Pintura em Vidro, leccionada por Maria Clara Claudino.

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Bombarral, José Manuel Vieira, tendo afirmado que a exposição é mais um “incentivo para a continuidade” deste projeto, apesar de “todas as dificuldades e de nem sempre conseguirmos fazer aquilo que pretendemos”.

O edil dirigiu ainda uma palavra de agradecimento e de apreço a todos os docentes, que integraram uma vez mais os “Universitários 50+” em regime de voluntariado, bem como aos técnicos do Gabinete de Desenvolvimento e Potencial Humano e Local – Assuntos Sociais e Saúde, responsáveis pela coordenação do projeto.

O encerramento de mais um ano lectivo deste projecto municipal contou ainda com a participação dos estudantes da disciplina de Teatro Amador, leccionada por Maria Lalande Ferreira, que levaram ao palco do Teatro Eduardo Brazão a peça “O paspalho do Teodoro e a Passagem de Modelos”.

“O paspalho do Teodoro” é uma divertida história que tem como protagonistas principais a personagem que dá nome à peça, a sua filha, que aguarda indefinidamente que o pai lhe consinta o namoro, e da sua empregada, que anseia pela concretização do desejo de ocupar o lugar da falecida esposa do patrão.

Quanto à Passagem de Modelos, o evento de “moda” reuniu algumas das principais figuras da política nacional da actualidade e do passado, para além de outras personagens bem caraterísticas da sociedade portuguesa.

Entre o público presente, que praticamente encheu a plateia do teatro bombarralense, esteve o presidente da edilidade, que no final do espectáculo subiu ao palco para dar os parabéns aos protagonistas e aproveitou para anunciar a possibilidade de no próximo ano lectivo ser introduzida uma nova disciplina, relacionada com a área da saúde.

Este ano lectivo, o projecto “Universitários 50+” contou com cerca de sete dezenas de estudantes, que tiveram ao seu dispor as disciplinas de Assuntos da Actualidade, Cultura Geral e Cidadania (Jorge Gabriel Martins e António Fialho Marcelino), Etnografia e Cultura Portuguesa e Protecção Civil e Segurança Pessoal (António Morais), Inglês (José Pires), Francês (Maria Rosário Costa), Desporto (Hélder Ventura) e Casos e Aspectos Práticos do Direito (Sara Nunes), para além das já referidas.

Inicialmente estava igualmente prevista a disciplina de Informática, que acabou por não se concretizar por falta de professor.

 




Jornadas Seniores Interativas
Evento associado aos “Universitários 50+” decorreu pelo terceiro ano consecutivo

“Reviver Zeca Afonso” foi a atividade que encerrou, no passado dia 10 de maio, a terceira edição das Jornadas Seniores Interativas, promovidas pelo Município do Bombarral, no âmbito do projeto “Universitários 50+”.


No ano em que se assinalam os 25 anos da morte de José Afonso, a turma da disciplina de teatro dos “Universitários 50+” decidiu prestar a sua homenagem a este cantor, compositor e poeta português, interpretando as suas músicas e declamando os seus poemas.


Desta viagem pela carreira artística de Zeca Afonso fizeram parte temas como a “Canção de Embalar”, “Milho Verde”, “Os Vampiros”, “Vejam Bem”, “Traz Outro Amigo Também”, “O que faz falta” ou ainda “Grândola Vila Morena”.


O público teve também a oportunidade de escutar o testemunho de José Pires, professor nos “Universitários 50+”, que relatou alguns dos episódios que teve oportunidade de partilhar com José Afonso. Também António Morais, docente neste projeto municipal, fez questão de prestar a sua homenagem ao cantor, brindando os presentes com a interpretação do tema “Menino do Bairro Negro”.


Antes de “Reviver Zeca Afonso”, os presentes puderam ainda escutar algumas “Citações célebres de autores portugueses e franceses”, numa iniciativa dos alunos da disciplina de francês.


No programa do segundo dia da atividade constou ainda, durante o período da manhã, uma caminhada solidária, de aproximadamente cinco quilómetros, na qual os participantes foram convidados a trazer um litro de leite para ser posteriormente entregue a uma instituição de solidariedade social do concelho.


As terceiras Jornadas Seniores Interativas iniciaram-se no dia 9 com a realização do atelier de “Pintura de Azulejo em Stencil”, ministrado por Silvia Lopes.


Margarida Sapo foi um das alunas que participaram no atelier. No seu ano de estreia nos “Universitários 50+”, a aluna refere que a experiência tem sido positiva, considerando que a sua participação neste projecto a tem ajudado na adaptação ao concelho do Bombarral.


Outras das participantes no atelier foi Isabel Marques. À semelhança da colega, a aluna mostrou-se muito satisfeita por ter aderido a este projecto municipal, afirmando mesmo que “se soubesse tinha-me inscrito mais cedo”.


Este ano letivo optou apenas por se inscrever nas artes decorativas e a experiência está a ser positiva. “Estou a gostar muito, é uma forma de desanuviar enquanto vou aprendendo mais alguma coisa”, acrescentou.


Quanto às jornadas, a professora Silvia Lopes elogia a iniciativa, mas desafia os alunos para que na próxima edição possam aderir mais e experimentar outras disciplinas para além daquelas onde estão inscritos. “É uma excelente oportunidade para os alunos fazerem algo que ao longo do ano não fazem”, frisou.


Relativamente à sua experiência enquanto professora nos “Universitários 50+”, a docente diz estar satisfeita. “Este é já o terceiro ano, felizmente tenho tido bons grupos e pessoas interessadas”, concluiu.


Além deste atelier, no primeiro dia das jornadas teve ainda lugar a palestra “Cultura – Os Novos Desafios. Da Enciclopédia ao Computador”, a qual contou com alguns apontamentos dos alunos da disciplina de teatro dos “Universitários 50+”.


A primeira intervenção pertenceu a António Morais que falou sobre a diferença entre conhecimento e sabedoria. Segundo o docente, “o conhecimento é o somatório de culturas, enquanto a sabedoria é o somatório de reflexões”.


Já Ana Moniz, psicóloga do trabalho, abordou a importância do livro em relação ao computador, citando o fundador da Microsoft, Bill Gates, que um dia afirmou: “os meus filhos terão um computador mas antes terão um livro”.


Por sua vez, o economista Francisco Santos Costa alertou os presentes para a necessidade de “questionarmos sempre os conhecimentos que absorvemos através de qualquer meio de comunicação”, defendendo que o “conhecimento deve advir do nosso raciocínio”.


Ricardo Pinto, engenheiro, foi o último orador a intervir. A sua apresentação versou sobre a revolução tecnológica, que “veio permitir que as populações possam estar mais bem informadas”, mas “devemos ser mais criteriosos, selectivos e questionar sempre a informação que nos chega”.

 

 


Espírito carnavalesco também passou pelo Bombarral!
Utentes dos projectos “Universitários 50+” e “Viver Melhor” voltaram a brincar ao Carnaval

À semelhança do que sucedeu nos últimos anos, o Município Bombarral voltou a desafiar os utentes dos projectos municipais “Universitários 50+” e “Viver Melhor” a brincar ao Carnaval.

A iniciativa teve lugar no passado dia 17 de fevereiro e juntou no Pavilhão Municipal do Bombarral cerca de meia centena de pessoas que se vestiram a rigor para a ocasião, apresentando-se com as mais diversas fantasias.


Numa tarde onde não faltou boa disposição e alegria, os participantes, além de apresentarem as suas máscaras, tiveram oportunidade de dar um pezinho de dança ao som das sempre divertidas músicas carnavalescas. A actividade terminou com um lanche partilhado.


Na manhã do dia 17 teve também lugar o desfile carnavalesco do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, que, como é habitual, teve a Praça do Município como um dos pontos de passagem.


Baraçais e Delgada também brincaram ao Carnaval


No domingo de Carnaval os foliões saíram à rua na aldeia dos Baraçais, num desfile carnavalesco que trouxe muita animação à população desta localidade do concelho bombarralense.


A atividade contou com mais de 50 figurantes, em representação da Associação de Solidariedade Social de Baraçais, do Grupo Motard “Olhos do Asfalto”, da Comissão da Igreja de Baraçais, bem como da Comissão de Festas 2012.


Contou ainda com a presença da Dona São do Casal da Tia São - Boavista, que se fez acompanhar de duas jovens alemãs que estavam na quinta a fazer voluntariado, assim como da sua Burra Carriça, uma das atrações do desfile.


Como frisou a organização, “o ponto forte deste desfile foi pela primeira vez juntar todas as associações, comissões e grupos. Decorreu tudo em ambiente festivo e foi do agrado de todos os que participaram e dos que assistiram”. E no próximo, haverá mais… com certeza!


No mesmo dia, também a Delgada festejou o Carnaval pela mão do Clube Recreativo Delgadense e do grupo de teatro amador “Os Lendários”.


Durante o período da manhã, os elementos do grupo de teatro percorreram as ruas da localidade, espalhando o espírito carnavalesco e convidando a população para as iniciativas que iriam ter lugar durante a tarde na colectividade.


Após o almoço, que foi servido na sede do Clube Recreativo Delgadense, tiveram lugar algumas atividades desportivas, assim como a apresentação de vários sketches humorísticos pelo grupo de teatro “Os Lendários”. Como já é habito, a população local voltou a não faltar à chamada.

 




Universitários 50+ apresentaram o seu novo espectáculo


Os alunos da disciplina de teatro do projecto “Universitários 50+” apresentaram ao público, na tarde do passado dia 6 de Junho, o seu novo espectáculo, desenvolvido ao longo do ano lectivo que agora chegou ao fim.


+ Fotos

Com duração de cerca de duas horas, o espectáculo divide-se em duas partes. Na primeira os estudantes apresentaram uma comédia, intitulada “A Partida”, que faz um divertido retrato de uma família portuguesa.
Na segunda parte da actuação, designada “Melodias de Sempre”, os actores interpretaram vários temas que marcam a história da música em Portugal e que ainda hoje continuam a ser trauteadas.
No final foi notória a satisfação do público, que encheu quase por completo o Teatro Eduardo Brazão, tendo brindado a brilhante interpretação dos “universitários” com um forte aplauso.
Presentes na plateia estiveram o Presidente da Câmara Municipal do Bombarral, José Manuel Vieira, a Vice-Presidente Joana Patuleia e a Vereadora Lúcia Poseiro.
O trabalho apresentado pelo grupo de teatro dos “Universitários 50+” mereceu rasgados elogios por parte do Presidente da edilidade, considerando que se tratou de “um espectáculo extraordinário que dignifica as pessoas que o executaram, que dignifica o Município e que dignifica todo o concelho”.

 

 



“Universitários 50+” expõe trabalhos no átrio da Câmara

No âmbito do encerramento do ano lectivo dos “Universitários 50+”, projecto desenvolvido pela Câmara Municipal do Bombarral, através do Gabinete da Acção Social, o átrio do edifício dos Paços do Município acolhe até ao próximo dia 25 de Junho uma exposição com os trabalhos executados pelos alunos.

+ Fotos

Assim, quem se deslocar à Câmara Municipal nos próximos dias vai ter oportunidade de admirar autênticas obras de arte, executadas pelos “universitários” nas aulas de Cerâmica, Azulejaria, Artes Decorativas e Artes Plásticas/Reciclagem.
A mostra foi inaugurada esta Sexta-feira, dia 18 de Junho, pelo Presidente e pela Vice-Presidente da Câmara Municipal Bombarral, José Manuel Vieira e Joana Patuleia, respectivamente, com a presença dos alunos e dos professores.
Na sua intervenção, o Presidente da edilidade começou por referir que “estou agradavelmente surpreendido com esta magnifica classe dos Universitários 50+”, considerando que “são um exemplo de que vale a pena continuar com esta actividade, porque os resultados são excelentes”.
Relativamente à exposição, o edil elogiou o trabalho desenvolvido pelos alunos, afirmando que “o resultado final é muito positivo e as obras fabulosas”.
José Manuel Vieira abordou ainda o trabalho desenvolvido pela turma de teatro, afirmando ter ficado “emocionado e entusiasmado” com o espectáculo que os alunos apresentaram no passado dia 6 de Junho no Teatro Eduardo Brazão. “O espectáculo extraordinário a que assisti dignifica as pessoas que executaram aquele trabalho, mas também o Municipio e o próprio concelho”, acrescentou.
Por último, o Presidente da autarquia fez questão de deixar uma palavra de “gratidão e apreço aos professores, que incansavelmente e de forma voluntariosa, têm desempenhado uma trabalho excepcional, transmitindo de forma generosa o seu saber aos outros”.

 




Feira do Idoso foi um sucesso

Durante o fim-de-semana de 26 e 27 de Junho, o Palácio Gorjão abriu as suas portas para mais uma edição da Feira do Idoso, certame dedicado à população sénior do concelho do Bombarral que se realizou pelo quarto ano consecutivo.


+ Fotos

Ao longo dos dois dias do evento os visitantes, que aderiram em grande número, tiveram oportunidade de apreciar e adquirir os trabalhos executados pelos idosos que frequentam as várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho, que se associaram uma vez mais a esta iniciativa através das respectivas Juntas de Freguesia.
Quem visitou o certame pôde igualmente deliciar-se com as apetitosas iguarias disponíveis no espaço dos “petiscos”, que esteve a cargo das associações de solidariedade dos Baraçais e Pó, da Comissão de Melhoramentos da Columbeira, do Grupo Sócio-caritativo do Cintrão, da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral, dos alunos do Curso de Turismo Ambiental e Rural da Escola Básica e Secundária do Bombarral e dos “Licores D’Amélia”.
O “Circuito de Saúde” foi no entanto a área de maior sucesso, tendo os visitantes aproveitado a oportunidade para ver a tensão, as diabetes, o colesterol ou medir a sua massa corporal. Integraram o circuito a Vision West, o Ginásio Equilíbrio, o Hospital Casimiro da Silva Marques, a Farmácia Miguel e o Centro de Saúde do Bombarral. No certame esteve também presente a Acústica Médica.
Ainda em relação aos expositores, além das já referidas instituições, marcaram também presença no certame os lares de idosos da Delgada, da Portela, da Columbeira e do Centro Social e Paroquial do Bombarral, a Associação Ligar à Vida, o INATEL, O Metalúrgico, a Guarda Nacional Republicana e a Glamour Viagens.
A Feira do Idoso foi inaugurada na tarde do dia 26 de Junho pelo Presidente e pela Vice-Presidente da Câmara Municipal do Bombarral, José Manuel Vieira e Joana Patuleia, respectivamente.
Na sua intervenção, José Manuel Vieira começou por se dirigir “aos idosos do nosso concelho, a quem se destina esta festa”, afirmando que “são eles, com a sua presença e a sua participação activa, que dão sentido a esta iniciativa”.
Fazendo votos que “para o ano a festa possa ser ainda mais engrandecida”, o edil aproveitou o momento para “agradecer encarecidamente” a todas as entidades que deram o seu contributo para a realização do evento.

Quanto à animação, no primeiro dia o programa incluiu um concerto da banda da Sociedade Filarmónica Carvalhense, a actuação do Rancho Folclórico “Fazendeiros” de Gamelas, o concerto do Coro dos professores da Escola Básica e Secundária do Bombarral e um espectáculo com os acordeonistas Teresa e Rodrigo Maurício.
No dia seguinte, os visitantes foram convidados a participar numa aula de ginástica levada a cabo pelo Ginásio Equilíbrio, seguindo-se a actuação do Grupo Etnográfico Danças e Cantares “Belo Horizonte” do Salgueiro.
Terminada a prestação do rancho folclórico bombarralense, o Presidente da Câmara Municipal procedeu ao sorteio da instituição para quem reverteram os lucros obtidos durante o certame pelos os alunos do Curso de Turismo Ambiental e Rural da Escola Básica e Secundária do Bombarral, tendo a sorte acabado por sorrir ao Centro Social e Paroquial do Bombarral.
O encerramento do certame pertenceu ao grupo de teatro do projecto municipal “Universitários 50+”, com a apresentação da peça “Baile de Beneficência”.
A 4ª Feira do Idoso foi organizada pela Câmara Municipal do Bombarral, através do Gabinete da Acção Social, tendo contado com a colaboração das cinco Juntas de Freguesia do concelho, das várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s), entre outras entidades.