Executivo da Junta de Freguesia
|
|
|
Presidente: Sérgio Manuel da Silva Duarte (PS)
Vogal: Nuno Ricardo Ferreira Figueiredo (PS)
Vogal: Maria da Conceição Marques Ferreira espirito Santo (PS) Vogal: Luísa Alexandra Gonzaga Teixeira da Silva (PS) Vogal: José Eduardo Alexandrino (PS)
|
|
Morada: Bombarral (sede) Rua Luís de Camões, Nº 2 2540-113 Bombarral Telefone - 262 605 886 / Telemóvel - 964 347 196 / Fax - 262 608 213
|
|
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - 9:00-12:30 / 14:00-16:30
|
|
Morada: Vale Covo (delegação) Rua do Aqueduto, Nº 18 2540-700 Vale Covo Telefone - 262 601 676 / Fax - 262 601 670
|
|
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira - 14:00-17:30
|
|
E-mail: secretaria@bombarralvalecovo.pt
Site: www.bombarralvalecovo.pt
|
|
Assembleia de Freguesia
|
|
|
Presidente: Mário Rui Silvestre Ribeiro (PS)
1º Secretário: Jessica Anna Ligeia Van Acker (PS)
2ª secretária: Carolina Viola Alexandre Santos (PS)
Vogais: Luís Manuel Leandro Nobre (PS) André Perdigão Carvalho (PS) Ana Paula Venâncio Silva Patrício (PS) José Manuel Mil-Homens Ferreira (PS)
Catarina Isabel Pinheiro Vilão Simões (PSD) Luís Daniel Duarte da Silva (PSD) José Carlos Martins Ramalhete (PSD) Cristina Maria Teotónio Loureiro (PSD) Hugo Ricardo Francisco Filipe (CDS-PP) Catarina Sofia Correia Gomes (CDU)
|
Enquadramento histórico da freguesiaCom a publicação da Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro, reorganização administrativa do território das freguesias, a Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, que a presente lei dá cumprimento à obrigação de reorganização administrativa do território das freguesias constante da Lei n.º 22/2012, de 30 de maio, pelo que reorganização administrativa das freguesias é estabelecida através da criação de freguesias por agregação ou por alteração dos limites territoriais de acordo com os princípios, critérios e parâmetros definidos na Lei n.º 22/2012, de 30 de maio, o que veio a acontecer desde Setembro de 2013 que foram agregadas a Freguesia de Bombarral e a Freguesia de Vale Covo, passando, desde então, a denominar-se, União das Freguesias de Bombarral e Vale Covo.
História do ConcelhoRegião povoada desde a Pré-História, sabe-se que no século XIII Bombarral era uma granja do Convento de Alcobaça, aparecendo no século XVIII como Terras da Rainha. A sua fundação pertence aos Monges da Ordem de S. Bernardo e no Séc. XVI já era paróquia. É desconhecida a data de criação desta freguesia. Em 1873 o Bombarral fazia parte da comarca de Alenquer e anos mais tarde seria pertença de Caldas da Rainha e Óbidos. Em Novembro de 1836, mercê de uma revisão territorial o Bombarral passou administrativamente para a área do Cadaval. Pertenceu ao concelho do Cadaval até 1852, passando para o de Óbidos, até que em 1914, passou a ser cabeça do concelho, constituído pelas freguesias de Carvalhal, Roliça e Bombarral e Vale Covo. A inauguração da linha férrea do Oeste, em 1 de Agosto de 1887, impulsionou o desenvolvimento agro-industrial da vila. Aquando da implantação da República, e em grande parte como agradecimento pelo forte apoio que a freguesia prestou ao movimento republicano, Bombarral ganhou independência em relação a Óbidos. Devido à implantação da República a Igreja Matriz I (no local da atual Junta de Freguesia) foi queimada por republicanos, o que deu origem à construção de outra, a Igreja Matriz II.
GeografiaA vila do Bombarral situa-se numa planície de aluvião bastante fértil orlada de outeiros pouco elevados, na margem esquerda do rio Real e a uma altitude de 50 metros. A base da economia do concelho é uma agricultura minifundiária, onde se destaca o vinho, a pera-rocha e os produtos hortícolas.
História de BombarralFoi uma freguesia do concelho do Bombarral, com 18,35 km² de área e com cerca de 6000 habitantes. Densidade: 308,7 hab/km². O seu território era distribuído por doze lugares (Bombarral, Barreiras, Brejo, Cintrão, Casalinho, Casal do Guerra, Casal Vale, Casal da Silveira, Estorninho, Famões, Moita-Boa, Portela,) e tinha como freguesias limítrofes o Carvalhal, a Roliça e Pêro Moniz (concelho do Cadaval). Foi agregada em 2013 no âmbito de uma reforma administrativa nacional é a sede.
História de Vale CovoFoi freguesia do concelho do Bombarral, com 12 km² de área e cerca de 1 500 habitantes. Densidade: 103,4 hab/km². Situa-se na região Sudoeste do Concelho a que pertence. O seu território era distribuído por nove lugares (Vale Covo, Gamelas, Casal do Urmal, Casal das Pegas, Casal da Cotovia, casal de Oliveirinha, Casal da Salgueirinha, casal da Lagoa e Vale Pato) e tinha como freguesias limítrofes o Bombarral, a Roliça e a Moita dos Ferreiros (concelho da Lourinhã). Foi agregada em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional e é delegação.
União das Freguesias de Bombarral e Vale CovoA União das freguesias de Bombarral e Vale Covo é uma freguesia com 30.64 km² de área e cerca de 7 514 habitantes. Densidade: 230,9 hab/km². Constituída pela reorganização administrativa do território das freguesias, Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro e pertence ao concelho de Bombarral, distrito de Leiria, fica relativamente perto da costa atlântica e da serra de Montejunto, é sede de concelho, fica a 60 Km da capital do distrito (Leiria), a 18 km das Caldas da Rainha a norte e a 60 Km da capital (Lisboa) e a 25 de Torres Vedras a sul. Situa-se na latitude de 39º 16'05.91'' N e na longitude de 9º 09´29.20'' O e com elevação de 38 metros. O seu clima é privilegiado: não tem Invernos rigorosos e os verões são amenos, possuindo um microclima propício ao cultivo de algumas espécies a agrícolas nomeadamente a Pera Rocha.m².